Cuidados cão

Cuidados que o seu cão merece…

 
… VACINAÇÃO 
 
A primovacinação dos cachorros e a revacinação anual dos cães adultos são a única forma de evitar algumas doenças infecto-contagiosas. Os cães devem ser vacinados contra a Esgana, a Hepatite vírica, a Parvovirose, a Leptospirose, a Tosse do Canil e a Raiva.

 

… DESPARASITAÇÃO INTERNA


A desparasitação interna do cachorro deve iniciar-se aos 15 dias de idade e no cão adulto deve efectuar-se de 4 em 4 meses.

 

… DESPARASITAÇÃO EXTERNA

 

Os parasitas externos mais frequentes são as pulgas, as carraças, os piolhos, as moscas e os mosquitos. Estes, para além de provocarem lesões locais, com prurido e irritação, podem também transmitir, ao seu cãozinho diversas doenças, tais como a Babesiose, a Leishamniose, as Ténias, etc…


Existem no mercado ectoparasiticidas, em forma de pipeta, com baixa toxicidade e efeito duradouro, que deverá aplicar mensalmente. Aconselhe-se junto do seu Médico Veterinário sobre o produto mais adequado para o seu animal.

 

… BANHOS

 

A frequência dos banhos varia de raça para raça, e por vezes depende do próprio cão. Contudo, devem ser dados banhos no máximo uma vez por mês. É aconselhável uma escovagem regular do pêlo do seu animal e uma escovagem antes do banho, de modo a manter a higiene do pêlo, a retirar os pêlos velhos e a desembaraçar os nós. A água do banho deve ser morna. Utilize um champô adequado ao seu animal.

 

… ALIMENTAÇÃO

 

Opte por um alimento seco de boa qualidade e adaptado à idade, ao peso e às exigências do seu animal. Estão proibidos: assados, refogados e fritos; sal e molhos; pão e doces (bolachas, chocolates, …); ossos e espinhas; leite, etc …

 

… ÁGUA

 

Deve estar sempre disponível e ser renovada diariamente
  

...o seu animal de estimação agradece!

 

Ċ
Policlínica Veterinária Antuã Antuã,
09/03/2011, 04:22